sexta-feira, 20 de maio de 2011

Todo Mundo tem um pouco de Dr.House!



Acredito que todos já tenham visto pelo menos uma vez o seriado Dr.House, eu particularmente adoroooooo.
Mais o que eu queria dividir com vocês hoje é uma reflexão sobre a pessoa caricata que é o Dr.House, depois de muito tempo assistindo ao seriado tenho uma dúvida que paira na minha mente, House existe ou é completamente ficção? House é assim mesmo ou usa uma máscara para esconder quem realmente ele é? Sua personalidade seria verdadeira ou ele a usa como se fosse um escudo?
E você conhece alguém nesse mundo em que as pessoas são criadas com máscaras, supertições, aparências sociais, julgamentos alheios, nesse mundo ironicamente interesseiro e bajulador que seja tão sincero quanto House?
Muitas vezes já me achei um pouco House, outras pensei que jamais teria a coragem em ser ou agir como ele em algumas situações... Porém ele é completamente um misto de ficção e realidade, ele é o cara real que vimos todos os dias trabalhando, superando a dor e um problema físico, um cara que solta piadas ainda que sarcásticas, que briga e luta pelo que deseja e acredita, em outros momentos o enxergo como uma pessoa fria, calculista, que manipula os outros para ter o que quer, manipula o ambiente em sua volta, magoa as pessoas, passa por cima da própria dor para ter o que deseja, seria House a face do que o ser humano se tornou verdadeiramente por dentro sem máscaras, sem pele, a verdade nua e crua do que o ser humano é ou gostaria de ser na verdade?Alguém sem pudores, e disfarces, convicto de que o mais importante é o que ele deseja pra ele mesmo, do que lhe faz feliz e não se importando em momento algum com o que os outros vão pensar, se vão se magoar, se vai doer ou não, se vão concordar ou achar bonito?Ou seria somente mais uma de suas mil faces tão mais imponente e impotente que o enigmático House usa para disfarçar toda sua fragilidade, carência, necessidade de ter atenção e amor, de ser superior, ou que talvez ele use para disfarçar a dor que sente não somente física, mais emocional por se sentir inútil e fraco por não superar seu próprio vício e não curar sua própria dor? Seria uma maneira que ele achou para esconder a verdadeira dor que sente em ser quem ele é?
Às vezes me parece que ele tem um coração gelado em outras vezes enxergo um coração tórrido de compaixão e solidariedade porque ele não polpa esforços para salvar a vida de outras pessoas e trazer para estas pessoas a esperança de novo para suas vidas, mais quando se trata da sua própria vida ele parece ser completamente ausente. Como alguém que aparentemente não se preocupa com a própria vida consegue se importar tanto com a vida do próximo?
Já tentei odiar o House sim, mais ele é tão mais tão ele que mesmo quando o odiamos nós o amamos porque em cada ato seu ele passa autenticidade e certezas tão enormes que saltam aos nossos olhos e tenho certeza que em algum momento da vida você já quis ser assim um pouco como ele, mais será que nos falta o que?Amor próprio?Coragem?Sangue frio? Auto-estima? Vontade? Será que se fossemos com ele seriamos mais felizes e teríamos um mundo melhor? Não sei, nunca iremos saber, pois vivemos num mundo em que somos ensinados a viver pela aparência, a conviver com a hipocrisia e que ser sincero muitas vezes é ser mal educado e onde mentir também não é legal, nosso mundo é contraditório.
Porém não podemos ser como House, nem como Maria, nem como João, porque não entendemos a essência de ser do outro, mesmo que sejamos os mais compreensíveis possíveis, honestos, corajosos e dispostos jamais poderemos ser ninguém além de nós mesmos, pois cada pessoa é única e é exatamente isso que nos faz especial, talvez não para todas as pessoas, talvez para nenhuma pessoa, mais nos torna especial para Deus e temos que nós aceitar e aceitar o próximo como ele é, e principalmente nos aceitarmos seja lá o que agente for real, irreal, sobrenatural ou imortal.
E você tem sido você mesmo? Respeitando sua essência, olhado nos seus olhos e enxergando você mesmo neles, sinta sua respiração, abrace você mesmo, se ame, se aceite e se ajeite, pois assim você terá todo um mundo aos seus pés mesmo que este mundo seja somente seu.
A e o Dr.House eu ainda tento descobrir se ele é daquele jeito intensamente infinito que me encanta ou se ele usa uma máscara, mais continuo amando ele, talvez eu tenha um pouco ou muito dele porque eu acredito que quando temos amor e admiração ou posso dizer fascinação por alguém acabamos tendo um pouco dessa pessoa dentro de nós e é exatamente por isso que eu sou EU com um pouco de VOCÊ.

“Se amar e se aceitar não é egoísmo, mais pensar no próximo, respeitá-lo e aceitá-lo como ele é de verdade é amor”.(Paula Eicke)

Nenhum comentário:

Postar um comentário